Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

Da serie: Coisas a se fazer quando estiver liso...

Bem, como geralmente estamos com a corda no pescoço e o pé na lama, to trazendo aqui mais uma dica de como descolar uns trocados a mais na hora do ocio, estava descendo o elevador e topei com uma senhora com duas luminarias lindas e personalizadas o colo, admirado com as peças eu perguntei aonde ela tinha comprado e pra minha surpresa ela disse que ela mesma tinha feito, que eram feitas de PVC (O que?! se quer dizer que eram de cano comum??) cobrava entre 50 - 80 dinheiros cada uma e foi embora feliz da vida, eu fiquei lá com cara de égua imaginando a quantidade de dinheiros que a aquela senhora fazia usando canos, usei o TBC (Tirou a bunda da cadeira né safado?) e fui fazer uma pesquisa e descobri como era facil e simples fazer aquele tipo de luminaria, olhem só:

Lembrem-se um pouco de criatividade e força de vontade pode fazer a diferença no final do mês!

(Agradecimentos a julia toloi que é responsavel por este tutorial e ao blog da Claudia)


luminária de PVC Passo a Passo


Execucão e PAP de: Julia Toloi


1º - Escolha um cano de primeira linha, pois tive experiência com cano de segunda linha, mais flexível, a furadeira esquenta e não consegue cortar porque o PVC derrete com o calor. Quebrei 2 brocas nesse tipo de cano, daí abandonei e comprei o de primeira linha. Ele é mais grosso porém é um material duro, que esfarela quando a broca fura, esse sim dá certo.
2º - Escolha um desenho e passe com papel carbono para o cano.

3º - Muito importante antes de começar a cortar: Utilize óculo de proteção e máscara para não inalar o pó e nem ter perigo de machucar os olhos.

4º - Utilizando uma microrretífica com broca 1,0 mm faça os cortes no pvc, lembrando que os riscos do desenho não podem se encontrar.

5º - Com uma lixa de construção fina, retire os farelos que ficarão onde vc cortou, por dentro e por fora do cano.

6º - Eu pintei com tinta spray branca para apagar os machucados do cano.

7º - Fiz a base com uma caixa de MDF, furei a tampa do mesmo tamanho do cano para que ele possa ser retirado quando for trocar a lâmpada.

8º - Faça a instalação elétrica dentro da caixa, soquete de porcelana e fio para abajur com plug e interruptor já prontos.

Para furar eu utilizo a microretífica da Dremel

Utilizo a broca 1,0 mm da bosch que é mais resistente do que a 0,8 mm da Dremel, e a pinça que segura essa broca é a 0,8 da Dremel.


Dicas: Para luminária de mesa (até 50 cm): 1) Base pronta em PVC (plafonier), 2) Um retângulo de madeira parafusado internamente para instalação do soquete.
Fiquei satisfeita com os dois resultados, tanto em estética quanto em equilíbrio.
Nessas luminárias de mesa a troca da lâmpada é feita por cima, então pode-se até fazer uma base fechada que não irá atrapalhar.

Para luminária de chão ou maiores que 50 cm, utilizei uma base fechada de madeira, com o cano parafusado nela. No caso, a troca da lâmpada será por baixo, retirando os dois parafusos laterais.

Já vi vários amigos artesãos que praticamente não utilizam base, mesmo na luminárias de chão.
Alguns trabalham a parte de baixo fazendo falsos pés, (como fiz na luminária Nossa Senhora Aparecida abaixo) ou utilizando os chamados jacarés, ou tucanos, (que são aqueles suportes de metal para prateleiras de vidro). Os jacarés ou tucanos eu ainda não usei, mas tenho recomendações de outros artesãos que dá super certo.




 no caso da luminária de borboleta eu aqueço (na chama do fogão mesmo) e moldo enquanto ele está quente, tem que ser rápido porque esfria logo, daí ele permanece na posição que você colocou.

O PVC não parece mas é maleável, tem peças que não preciso nem aquecer, é só colocar um pouco de pressão que ele já desloca, só cuidar para não forçar muito e quebrar.

Diferenças: Eu noto que quando esquento o PVC eu consigo uma dobra mais curva.

Outros Modelos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário